Introdução a arquitetura GT

Entenda o conceito Granting Technology

Granting Technology é a mais nova arquitetura Open Source, para organização e desenvolvimento, projetada para analistas, programadores e arquitetos de softwares. O projeto surgiu através de estudos pormenorizados com o intuito de aperfeiçoar o conhecimento e analisar com profundidade as principais causas de problemas no desenvolvimento de projetos.

Aqui iniciaremos a introdução a Granting Technology, abaixo mostraremos um pouco de sua estrutura :

Em partes, o estudo sobre o desenvolvimento de sistemas visando o aperfeiçoamento e constantes atualizações, com o intuito de auxiliar na orientação e eficiência dos times de projetos de softwares.

O projeto teve início em 2012, quando iniciei um estudo sobre arquitetura de sistemas contidas nas empresas, desenvolvido pelas suas equipes e times. Me deparei com a falta de planejamento e gestão técnica quando o assunto era, desenvolvimento de sistemas comerciais. Um problema que ao passar dos anos, só aumentou, atingindo todos os nichos de mercado que investiram ou investem nas áreas de tecnologia dentro de suas empresas, com um único objetivo, trazer melhores recursos, como comunicação e agilidade nos processos para que se possa obter um crescimento empresarial. O setor de Tecnologia da informação gera um alto custo para se alcançar um boa produtividade.

A equipe ou time de desenvolvimento de uma empresa, pode ter N colaboradores, a palavra equipe tem significado "grupo de duas ou mais pessoas que, formando um conjunto solidário,..." . Pensando nisso todos trabalham para o melhor, caso isso não aconteça, o custo para o setor, será muito alto com baixo retorno.

O levantamento foi feito para tentar compreender onde inicia-se o fracasso de uma equipe de desenvolvimento, e por que tantas equipes passam pelo mesmo problema, entregas fora do prazo, códigos despadronizados, incompreensão e desorganização na arquitetura dos softwares, como outros problemas que afetam muitas equipes, Caminhando para o famoso legado.

Para uma gestão técnica, isso jamais poderia ter ocorrido, um sistema legado, não pode tomar as horas no desenvolvimento das equipes, e se isso acontece é porque existem mais de uma arquitetura de sistemas consumindo o tempo das equipes. Gestão técnica não necessariamente precisa ter um representante, pois nas metodologias ágeis, como exemplo o scrum, todos respondem por igual, não há hierarquia, e tomam iniciativas juntos, melhorando o processo dentro da equipe.

Nesse intuito, o time precisa se policiar, trazendo melhorias para o processo de trabalho, servindo de obrigação, trazer melhorias relevantes, e melhorias constantes para uma única arquitetura, evitando problemas de entendimento.

Uma única arquitetura, é o essencial para que um time possa ter bons resultados, nela será aplicado todas as futuras atualizações, melhorias, para resultar eficiência para a equipe de desenvolvimento, como um Framework, tento versões de atualizações e correções constantes, pois a padronização(design pattern) é algo que traz ao time a velocidade do desenvolvimento,

Pensando nisso o projeto Granting Technology - GT, surgiu para que as empresas possam ter uma referencia para organizar suas equipes de programadores, ao se tratar em estudo de arquitetura para sistemas, leia mais sobre o GT, faça parte de nosso time de colaboradores, entre no nosso grupo de estudos.

Saiba mais sobre a comunidade GT, se cadastre, aprenda a programar da maneira certa!:

Granting Technology Study

Publicidade

Comentários

Deixe um comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *