Ghotam ou São Paulo, cadê o benefício...

Para que tecnologia, se ainda temos que pegar filas...

Um novo episódio

Mais um episódio da temporada de São Paulo ou Gotham, agora trazendo muito transtorno devido a distribuição do benefício que o governo federal autorizou, para aqueles cidadãos que estão passando por dificuldades, devido a nova doença infecciosa denominada como, COVID19, trazendo muitas mudanças, alterando o cotidiano mundial.

Passando de carro, em uma avenida conhecida, em um fim de semana da quarentena, presenciei uma imensidão de pessoas, entre elas idosos, jovens e adolescentes, todos aguardando a  abertura ou por sua vez, nas portas das agências federais, que por sua vez, presta o serviço de distribuição desse benefício.
Eu não havia até então, entendido o porque, em plena quarentena milhares de pessoas, se expondo próximas às outras, passando por tanta desconsideração humanitária.

Humilhação

Me senti envergonhado quando presenciei a dor de cabeça, quando minha esposa tentou ajudar a transferir o benefício para sua mãe, insistentemente tentando fazer uma simples transferência desse benefício, entre os bancos. Então deduzi que, aquelas milhões de pessoas expostas ao vírus, sentadas no chão, encostadas na parede, não conseguiam usar a internet, para obter o benefício.

Cada tentativa que eu presenciei, levava de uma a duas horas, para que um contador no sistema, autoriza-se o usuário a preencher perguntas, sendo que entre todo o tempo, poderia levar de uma a três horas de tentativas, 90%  frustradas. levando o povo para as ruas, para poder sacar seu dinheiro.

Algo tão dinâmico e remoto, que só depende de duas contas, o valor a ser creditado e infra-estrutura tecnológica, e talvez 5 minutos para conclusão da transação, ou talvez como deveria ser. Obs: em situações extremas de acessos simultâneos.

Tecnologia

Um banco federal que tem o dinheiro da união, não poderia ter prazos, nem horários para atender os proprietários. As agências federais são do povo brasileiro, e todo o recurso interno vem do dinheiro de seus eleitores proprietários, que mal sabem o quanto é gasto pela hora de um programador, que desenvolve esses aplicativos ou suas infra-estruturas.

Não entendo como algo de tanta importância pode ser tão burocrático e praticamente inútil, para aqueles que não conseguiram fazer uma transação, ou utilizar o website do banco no período do contágio. A internet veio para sanar esse tipo de problema, assim anda em grande velocidade mundial, as mudanças tecnológicas para que, cada vez mais um sistema possa atender mais pessoas, facilitando a vida e, às vezes, trazendo até mais segurança, internet é mundial e não regional.

Um sistema precisa ser capaz de se auto ajustar com o uso de machine learning, ser de fácil entendimento, de sustentação contínua, , para que cresça conforme a evolução, cresça conforme a internet.

Entendimento

Estudo a tecnologia para tentar caminhar ao lado dela, caso algo esteja errado, então faça uma engenharia reversa se for o caso, pois temos muitos recursos para suportar muito mais pessoas e velocidade.

Temos como ajudar usando o que foi criado, ou melhor, o que temos no mercado, gratuitamente ou pago, só precisamos levar a sério e rever tudo o que hoje, está obsoleto.

 

Escreva aqui você também... reclame, ensine, apresente...se!

 

Imagem de:
http://pt.freeimages.com/photographer/cruxbrasil-35136

Publicidade

Comentários

Deixe um comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *